Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Democratic Architects, o O-SI - Ônibus de Saúde Imediata nasceu de ideias elaboradas por designers e médicos focados em desenvolver uma plataforma modular que disponibilizasse serviços de atendimento de saúde para a população, de forma moderna, segura e ágil, tendo como base a utilização de tecnologias de ponta e conceitos atuais de healthcare com mobilidade, reuso sustentável e inclusão social.
Com seu primeiro protótipo concluído e já em operação, o projeto consiste em um equipamento de saúde de atendimento primário, móvel e modular, de rápida implantação e grande alcance, projetado para ser uma clínica móvel, capaz de se deslocar até onde estão as pessoas que necessitam de apoio médico, com seu espaço interno preparado para realizar diagnóstico e vacinação.
A atual situação advinda da pandemia de Covid-19 foi um fator determinante para o desenvolvimento do O-SI, apresentando-se como uma solução rápida e econômica. Possui ambiente seguro e higienizado, com capacidade de transportar todo aparato necessário para atender às demandas no combate ao coronavírus, como testes e vacinas.
Além disso, o amplo poder de mobilidade que a plataforma possui, seu grande alcance e capacidade de rápida implantação, permitem às unidades O-SI acessar localidades onde estão usuários que necessitam de atendimento médico e vacinação, evitando assim que se desloquem para os locais com maior exposição ao vírus, protegendo pacientes e profissionais de saúde.
Todo espaço disponível (32m2) é cuidadosamente projetado para se obter um desenho de clínica móvel que respeite os mais elevados protocolos de atendimento médico e certificações existentes no Brasil e no mundo, focado em oferecer um ambiente seguro, acessível e confortável. As primeiras unidades O-SI foram desenvolvidas para ser uma plataforma de testagem e vacinação móvel no combate ao Covid-19. Nesta configuração é possível a realização de testes rápidos de antígeno, sorológicos e RT-PCR, assim como campanhas de vacinação em massa.
A plataforma O-SI recebeu o primeiro prêmio no A’Design Awards, categoria War on Virus, que buscava identificar as melhores iniciativas de combate ao Covid-19 em escala mundial. Além disso, recebeu em 2020, menção honrosa no 58a Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil) na categoria Reuso e Transformação de Estruturas.
A comissão convergiu na escolha desse trabalho pelo seu senso de oportunidade e sensibilidade, diante do momento pandêmico que vivemos. O trabalho, se configura como um manifesto em favor da coordenação e articulação de esforços no combate ao Covid-19, mostrando convergência com a economia cíclica e com a concisão no uso dos recursos públicos, sublinhando como arquitetos podem auxiliar de forma emblemática, nesse enfrentamento. – IAB-RJ
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.
Via Democratic Architects.